A pele que habito

A pele que habito

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sobre o poder da verdade...

Todo mundo conhece uma das máximas de Cristo sobre o tema acima, o famoso:

"..conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.."

Como tudo o que existe na Bíblia, ouço esse verso nos mais diversos e estranhos contextos, para justificar as mais bizarras grosserias, para explicar toda sorte de insensibilidade e indiscrições. Mas fica a pergunta: A verdade liberta?

Eu sou árdua defensora da verdade, da clareza, da transparência, da habilidade de viver sem se esconder, de cara-limpa. Óbviamente, essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer nesse mundo, inclusive, porque ao ser defensor e prático da verdade, inevitavelmente você se expôem muito e, como muitos vivem de ser sacanas e mentirosos, nos machucamos bastante.

Libertamos as pessoas quando dizemos a verdade, quando mostramos a elas quem realmente somos (isso quando já descobrimos quem somos...rs...pelo menos naquele momento), permitimos que elas nos vejam e compreendam melhor a relação que estabelecem conosco. Dizer a verdade é dar chão para que as pessoas se estruturem, é ser justo, é ser bom, é ser decente, é ser um ser humano do bem!

Dia desses um amigo querido me disse que quem trai, só trai a si mesmo! E diga-se de passagem, não existe traição sem mentira, aliás a traição em essência é uma mentira...É vero, quando traímos, traímos a nós mesmos (nossos valores, a vida que escolhemos, o amor que sentimos, o respeito que mantivemos até então), mas também traímos outra ou outras pessoas, não existe mentira ou traição sem promessas desfeitas, sem mágoas (muitas vezes proferidas injustamente) , sem vidas e sonhos destruídos.

Lembrei agora do filme "A Época da Inocência", na primeira vez que assisti, adolescente romântica que era, fiquei tão compadecida do amor frustrado do casal central, com raiva do homem que não teve coragem de abandonar seu compromisso e ficar com a mulher desejada, também fiquei achando a noivinha quase abandonada uma pequena víbora manipuladora...Hoje em dia, depois de ter tido tantas experiências estranhas na vida adulta, compreendo que nos momentos de dúvida e conflito, o que deve nos nortear são nossos valores, nossa consciência, nossa capacidade de avaliar as conseqüências de nossas atitudes e o que causaremos na vida de outras pessoas, me pergunto: Dá pra ser feliz destruindo a felicidade alheia?

Aos que acreditam mentir por amor, digo que quando mentimos não protegemos ninguém, até porque as emoções pairam ao nosso redor, o não-verbal fala mais alto que o verbal, nossa intuição tece toda verdade em nosso coração, ainda que não se fale a verdade para a mente. Esconder, mentir, enganar, iludir, manipular, contradizer, são armas prediletas daquele que alguns chamam de pai-da-mentira, você pode não acreditar em diabo, mas certamente já viu o mal atuando por aí sob alguma forma. Tanto se valorizou por aí tais capacidades como sendo sinônimos de inteligência e talento, mas afirmo com rigor que até um retardado sabe mentir!

A verdade dita para o bem, na hora certa, da forma certa e com propriedade salva vidas! Ela permite que se construam perspectivas reais para a existência, num mundo onde tudo é imagem, sinto falta de um pouco de vida real. Onde estão os grandes defensores da verdade? Quando teremos vozes do bem falando mais alto que esse pão-e-circo que tem dominado até as mentes mais férteis?

Tem horas que meu corpo e minha alma clamam tanto por verdade que fico cansada de viver!

Falemos a verdade, amigos, senão por convicção pessoal, ao menos por caridade!

Um comentário:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO: Urge difundirmos na terra que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. Dessa forma (LC.15.28) cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemos-nos ante a presença do Deus Vivo, e façamos jus ao poder do saber que o Nosso Senhor traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FLHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, podemos ler que:

    E O FLHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO! E EIS A PROVA QUE O FLHO DO HOMEM FO TREINADO NA LEI CRISTÃ..

    ResponderExcluir