A pele que habito

A pele que habito

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como meninos...

Tenho visto homens grandes (em ambos os aspectos), chorando por não conseguir sair da arapuca que criaram para si mesmos: os ardis da autoafirmação.

AFINAL O QUE FAZ DE UM HOMEM, UM HOMEM? O número e a beleza de mulheres que ele seduz? O dinheiro que ele ganhou e acumulou no banco? A força física que ele pode dispor para intimidar seus inimigos? A força intelectual que ele pode utilizar para manipular as pessoas ao seu redor?

Nessas horas sempre me lembro de um pastorzinho que matou um gigante e virou rei chamado Davi, o único homem chamado por Deus como “o homem segundo o seu coração”... Era Davi algum santo? Não, foi adúltero e assassino, abusou do poder para seus próprios interesses e por vezes era de uma teimosia absurda...Piada divina? Não, acontece que Davi era íntegro diante de Deus, íntegro no sentido de apresentar-se diante dEle inteiro, de coração quebrantado e sincero, peito aberto, sem máscaras – Olha, sou falho, um errado, um pecador, mas quero acertar! Quando agradecia a Deus, seu fervor era tamanho que saía dançando semi-nu no meio das pessoas sem medo do ridículo, era Ele e Deus...Davi era VERDADEIRO! E isso é o que conta para Deus: a nossa verdade pessoal diante dele, um arrependimento real, um desejo autêntico de ser bom, um envolvimento espontâneo e AUTÊNTICO.

Todos nós somos falhos e falíveis, todos passíveis de erro, todos em pleno processo de desenvolvimento espiritual e emocional, Deus inventou o arrependimento e o perdão para isso. E quanto mais a gente usufrui disso, mais humanos nos tornamos, mas conscientes das nossas limitações, mais pacientes com as limitações alheias, mais cheios de esperanças de que cada um pode se tornar um pouco mais gente a cada dia e com maior capacidade de amar. O amor, essa força que move o mundo e que por vezes, por causa das limitações da vida ao nosso redor, nos é dado em migalhas...Que Deus nos ensine a multiplicá-lo, mesmo que tenhamos recebido pouco! Para a Psicologia, longe de ser algo imediato, perdão é um processo que começa com uma decisão, depois com o elaborar da raiva, seguido de um let go paulatino, que vai nos fortalecendo e nos liberando para a saúde mental.

Muitos se entristecem porque se veêm diante de um dilema em que uma hora ou outra todos acabamos caindo, a decisão do tipo de pessoa que seremos, o que semearemos para colher no futuro, que lições aprendemos dos erros passados, aquela hora da bifurcação em que sabemos que se tomarmos um certo caminho perderemos coisas do outro, mas a escolha se torna mais inevitável a cada passo...Não podemos viver mil vidas, só temos uma e queremos que ela valha a pena! MAS QUAL É A VIDA QUE VALE A PENA? Isso cada um deve responder por si mesmo.

Eu particularmente não vejo sentido em uma vida de mentiras e ardis, gosto e preciso de simplicidade, de leveza, de verdade, de sentimentos profundos e sinceros, de liberdade para expressar o que sou e o que penso sem desrespeitar os outros, de estabilidade (aquela possível, porque as circunstâncias da vida são como um mar revolto e nós um barquinho, né?), de equilíbrio e de algumas certezas dentro de todas as incertezas que nos cercam. Acima de tudo, gosto de espaço para ser quem sou e gosto de confiança: em mim mesma, em Deus e nas pessoas!

Ouvi no sábado que é lindo o fato de eu ser uma menina dentro de uma mulher, e eu que já cheguei a achar que isso era algum “defeito de fábrica”...rs...Fiquei feliz e mais tranqüila comigo mesma depois disso, porque eu sinto que no futuro continuarei sendo uma menina e uma mulher dentro de uma senhora de idade, e na verdade não tem nada mais gostoso do que rir e brincar como criança, do que ficar vermelha quando um cara interessante diz que você é linda, do que amar as pessoas de forma plena e inocente sem pensar muito, enfim, é bom demais ter uma menina dentro de mim sempre, e é bom demais saber que isso não me impede de me relacionar como todo mundo e de ser feliz.

AFINAL, O QUE É SER UMA MULHER? A Simone Beauvoir diz que mulher não se nasce, se torna, de modo que terei a vida inteira para responder a essa pergunta...rs...Eu adoro ser mulher, esse mistério infinito.

Incrível como tenho sido colocada ao lado de pessoas nesse lugar da vida, só nesse final de semana foram 2, um homem e uma mulher, duas situações diferentes, mesma leitura: Você precisa decidir quem você é e seguir em frente nessa escolha!

Bom guardarmos dentro de nós as coisas boas de ser meninos, a alegria, a liberdade, a espontaneidade, a esperança, a fé, o amor...Outras coisas temos que deixar para trás: o ânimo dobre, os medos infundados que viram covardia, a irresponsabilidade, o egoísmo, a impulsividade vinda da falta de reflexão, essas coisas são ruins e fazem a gente ficar sempre presos em labirintos, nunca chegando a lugar algum, na real são AUTOBOICOTES que vivemos colocando sobre nós mesmos, uma droga!!!

Sobre esperança, vale a pena assistir “A Vida Secreta das Abelhas”, pode demorar, mas sempre encontraremos o nosso lugar, lá onde receberemos o que precisamos, lembrando que não precisamos de perfeição, mas sim de amor, amor verdadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário